quinta-feira, 20 de junho de 2013

Número de pastores que utilizam as redes sociais cresce, aponta pesquisa

ma em cada cinco igrejas utiliza o Twitter, o que representa 21%, e 70% usam o Facebook


O número de pastores e igrejas nas redes sociais teve um aumento significativo em meses, apontou um novo estudo de um instituto americano. Entre os dados, foi verificado que a grande maioria compreende o público mais jovem.
O relatório chamado de ‘The Rise of the Pastor’ foi divulgado pelo Grupo Barna recentemente. Foi revelado que 23% dos pastores são usuários do Twitter, um aumento de 77% quando comparado a 2011. Já com o Facebook, são 66% frente aos 59% dos dados anteriores coletados.

A pesquisa também mostrou que muitos líderes religiosos e igrejas são resistentes aos meios de comunicação social ou os utilizam de maneira que não seja perceptível o seu potencial. O Twitter muitas vezes é utilizado apenas para transmitir anúncios. Apenas 6% dos pastores usaram as ferramentas de mídia social para que seus membros contribuíssem com perguntas sobre as pregações.
Uma em cada cinco igrejas utiliza o Twitter, o que representa 21%, e 70% usam o Facebook. As igrejas superiores a 250 membros são mais propensas a terem o seu perfil no Twitter, enquanto no Facebook essa estatística chega a 83%.
Os pastores jovens são predominantes na lista de líderes evangélicos nas plataformas de mídia social. Trinta e nove por cento dos pastores tem a faixa etária de 29 a 47 anos, enquanto apenas 6% tem idade superior a 67 anos. No Facebook, o número de pastores mais novos conectados chega a 86% nas idades de 27 a 47.
No Brasil ainda não foi realizada nenhuma pesquisa nesse segmento, embora possa se observar o crescimento nas mídias sociais. O pastor de jovens da Igreja Batista da Lagoinha (IBL), Lucinho Barreto, possui atualmente 230 mil seguidores. A IBL, no entanto, não possui conta na rede social, apenas no Twitter, onde suas atualizações são acompanhadas por 126 mil pessoas.
A página oficial e principal da Bola de Neve reúne atualmente 199 mil pessoas. Já o apóstolo Rina, fundador da igreja, tem 135 mil seguidores em seu perfil.
A Primeira Igreja Batista (PIB) de algumas cidades também possui uma presença marcante nas redes sociais. Como é o caso da PIB de São José dos Campos (SP) com mais de 11 mil pessoas em sua página no Facebook e a PIB de Curitiba (PR) com quase 15 mil seguidores.
Movimentos jovens como o Eu Escolhi Esperar (EEE) são apreciados nas redes sociais. O EEE tem hoje em sua página números superiores a um milhão e 400 mil seguidores

Nenhum comentário:

Postar um comentário